Caldeiras

Introdução

A acumulação de depósitos no lado da água das caldeiras é um processo progressivo e inevitável. Mesmo com controlo da água de entrada ocorre a formação de depósitos.

Na maioria dos casos, a deposição de contaminantes reduz a eficiência do equipamento e provoca a corrosão por uma variedade de mecanismos que implica a falha dos tubos de caldeira sendo mais comuns em paredes de água e economizadores, que muitas vezes são construídos a partir de aço ferrítico, como ASTM A213 T11.

 

Determinação da necessidade para efetuar a limpeza de uma caldeira

A necessidade de limpar uma caldeira em funcionamento deve ser determinada realizando uma inspeção planeada. A inspeção deve visar áreas especificas da caldeira onde excesso de corrosão ou depósitos pode ocorrer.

O método padrão para determinar quando se efetua a limpeza química de uma caldeira é através da análise de uma amostra de tubo da caldeira.

As amostras de tubo devem ser removidas de zonas onde há suspeita de depósitos.  Mede-se a densidade e a composição deste depósito, a densidade de depósito aceitável depende da pressão de funcionamento da caldeira.

A necessidade de limpeza é decidida na densidade de deposito. A tabela em baixo indica a gama de valores de densidade encontrada e a medida apropriada a ser tomada.

 

 

Densidade de depósito (mg/cm2)

Acção recomendada

<25

Não é necessária limpeza

25-75

Limpeza química no prazo de 1 ano

(75-100)

Limpeza química no prazo de 3 meses

>100

Limpeza química antes de qualquer operação

 

No entanto existem outros fatores que determinam a necessidade de efetuar a limpeza química de uma caldeira.

Antes de uma caldeira ser colocada em serviço, é sempre necessário fazer uma limpeza pré operacional dos tubos da caldeira. Uma caldeira nova está contaminada com óleos, limalhas e ferrugem. Estes devem ser removidos mecanicamente e através de uma limpeza química.

Quando uma ou mais falhas ocorrem devido a um mecanismo de corrosão sob depósito, particularmente por dano de hidrogénio a prioridade é prevenir mais danos removendo os depósitos com uma limpeza química.

 

Substituição de tubos de caldeiras. Se mais de 10% dos tubos de uma caldeira forem substituídos recomenda-se uma limpeza química para criar uma camada uniforme de oxido em todos os tubos.

Conclusão

È essencial limpar uma caldeira periodicamente para ter uma operação eficaz fiavel , controlar a corrosão e prevenção de rutura de tubos da caldeira. A limpeza é conseguida através de uma combinação de passos. O procedimento a usar dependerá do tipo de contaminacão da caldeira, da densidade de depósito e da sua análise.